Parte I – Exercício de Atitude, Preparação e Vitória

Equação: (Valores + Propósito) x Objetivos = Realização.

Parte I – Valores e seus significados

Os valores são subjacentes a tudo o que somos e fazemos. Se o que valorizamos não é útil, então tudo o que baseamos em nossos valores como nossos pensamentos, emoções, sentimentos do dia-a-dia ficarão fora de controle. Tudo o que pensamos e sentimos sobre uma situação, em última análise, volta ao valor que consideramos ter. 

A maioria das pessoas não tem bem definido seus valores ou tão pouco sabe o real significado deles, e por conta disso as impede de obter um conhecimento mais profundo de seus próprios valores. Podemos citar como exemplo; uma pessoa que diz que tem como valor a honestidade, porém o seu comportamento é dissimulador, omite fatos e não tem compostura. O que ocorre é que por mais que essa pessoa acredite que a honestidade é um valor importante para sua vida, ela não sabe de fato o que significa honestidade, a sua aplicabilidade e seus sinônimos em essência. 

Se checarmos o significado de Honestidade no dicionário ou na internet encontraremos: “Honestidade é a palavra que indica a qualidade de ser verdadeiro: não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem e a esperteza de querer levar vantagem em tudo. Alguns sinônimos de honestidade são: honradez, decoro, probidade, compostura, decência, pudor e dignidade.” 

Enfim, o que quero mostrar com esse exemplo é que ao obter uma definição clara do que significa a palavra honestidade, encontramos diversos componentes e aplicabilidades para a palavra, e se uma pessoa não conhecer a fundo o que honestidade significa talvez essa pessoa não esteja aplicando esse valor na sua totalidade ou talvez até de forma distorcida, o que consequentemente gera um conflito interno do que essa pessoa acredita versus suas atitudes e comportamentos.

Os valores não são permanentes e eles tendem a mudar conforme vamos adquirindo mais maturidade, ou quando passamos por experiências e transformações cujos valores iniciais não fazem mais sentido para nós. 

E por que estou falando de valores e seus significados?

Bom, como o ano acabou de iniciar, e muitos de nós tem como hábito rever nossos atos do ano anterior, fazer planejamentos, enfim terminar e iniciar um novo ciclo, então a sugestão é dividir com vocês um exercício que fiz recentemente, e que acredito que os ajudará a rever seus valores, ter clareza do que eles realmente significam para vocês, e se estão de fato alinhados com as suas metas e objetivos de vida. 

Eu chamo esse exercício de Atitude, Preparação e Vitória, e elaborei a seguinte equação para ficar mais claro: (Valores + Propósito) x Objetivos = Realização. O que isso significa?

Nos próximos três dias você receberá 3 artigos cada um deles representa uma fase desse exercício, partes I, II e III. Cada exercício deverá ser feito na ordem que eles são recebidos, pois, um complementa o outro. É bem simples de fazer, porém requer 1 hora de dedicação para cada um deles, silêncio, foco e disciplina, afinal você entrará em contato com os seus pensamentos e o seu íntimo, por isso é importante manter a mente aberta e focada. 

Então mãos a obra. Tenho certeza que você irá adorar! 

Exercício parte I

Primeiro, liste todos os valores que são importantes para você em ordem vertical em um caderno, bloco de anotações, ou até mesmo em um arquivo no computador. Não importa se você tenha 3 ou 10 valores, o importante é que eles estejam alinhados com o que você acredita.

Segundo, nesse mesmo local que você os anotou, escreva os novamente mas agora para cada página você escreva apenas um valor no topo, ou seja, um valor por página. Você pode fazer numa planilha de excel ou apenas anote no mesmo caderno. 

Terceiro, para cada um desses valores vá até o dicionário ou procure online a sua definição. Leia com atenção os seus sinônimos e aplicabilidade, preste atenção nos exemplos se houver. Anote o que encontrou e principalmente os pontos que você se identifica dentro daquele valor.

Quarto, após anotar todos os valores e suas definições encontradas, leia cada um deles atentamente. Pergunte-se: eu tinha o mesmo entendimento desse valor conforme o que está no dicionário? O que aprendi de novo nessa palavra? O que esse valor significa para mim, e o que ele me trás de bom? O que estou deixando de fazer para que esse valor esteja mais forte dentro de mim e que faça com que eu aja de forma mais coerente com seu real significado? Faça isso para todos os valores que você definiu inicialmente.

Quinto, talvez você veja que após realizar esse exercícios, algun valores determinados inicialmente por você não farão mais ou até mesmo a palavra escolhida não foi a mais adequada. Nesse caso, risque o valor anterior e substitua pelo valor que faz mais sentido para você e pesquise seu significado e anote novamente. 

Quando eu estava fazendo esse exercício dois dos valores que eu havia escrito inicialmente, foram substituídos por outras palavras, pois, vi que o significado não condizia com aquilo que eu tinha definido e entendimento de valor importante para mim. Se ocorrer isso com você, fique tranquilo. Esse exercício serve exatamente para rever o seu entendimento dos seus valores versus o significado real da palavra, e assim rever se faz sentido ou não manter o valor.

Como disse essa é a primeira fase do exercício sobre Atitude, Preparação e Vitória, e a equação é  (Valores + Propósito) x Objetivos = Realização. No próximo artigo você irá aprender sobre a parte II que é uma continuidade desse exercício.

Até o próximo artigo.

Angelica Pizeli Elliott

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s