Parte II – Exercício de Atitude, Preparação e Vitória

Parte II –  Meu propósito

De acordo como o dicionário a palavra Propósito significa:

Grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa; desígnio. Exemplo ser honesto é o meu propósito de vida. O que se quer alcançar; aquilo que se busca atingir; objetivo. O que se quer fazer; aquilo que se tem intenção de realizar; resolução.

Esse exercício não é daqueles comuns que todo Coach sugere fazer como…“Liste seus propósitos de vida, e aquilo que você gosta e não gosta de fazer, e defina as ações para atingí-los.” Na verdade esse exercício é um pouco diferente do que a maioria dos coaches sugere. Vou te explicar como funciona e porque de fato será muito útil a você nesse ano que se inicia.

Vamos lá!

Uma vez completada a parte I do exercício de Valores e Significados, nas mesmas folhas que você fez as anotações você escreverá logo abaixo: “Meu propósito”, ou seja para cada valor escrito. Nessa parte você deverá colocar toda as suas intenções, atitudes e comportamentos que terá nesse novo ano de acordo com cada componente encontrado no exercício de valores. Para ilustrar melhor veja o exemplo:

Na parte I, foi dado o exemplo de uma pessoa cujo valor Honestidade é importante para ela. Ao fazer a pesquisa de seu significado e sinônimos encontrados no dicionário, ela aprendeu que honestidade é: ser verdadeiro, não mentir, não fraudar, não enganar, não omitir, não dissimular. E seus sinônimos são: honradez decoro, probidade, compostura, decência, pudor e dignidade. Feito a pesquisa, essa pessoa leu e releu as anotações realizadas para honestidade, e aprendeu com as suas anotações que o que  considera importante dentro do valor honestidade não estava aplicando-a corretamente, e diante disso definiu o seu propósito para 2020: “Para esse novo ano serei mais transparente e verdadeira, não omitirei, não enganarei a ninguém.” Ela ainda acrescenta dentro da sua análise: “Achei que honestidade era somente não mentir, mas omitir ou até dissimular é uma forma de falta de honestidade, e cujo valor que tanto preservo não estava o aplicando no seu todo.

De forma resumida ficou:

Valor: Honestidade é: ser verdadeiro, não mentir, não fraudar, não enganar, não omitir, não dissimular. Sinônimos: honradez decoro, probidade, compostura, decência, pudor e dignidade.

Propósito: Serei mais transparente e verdadeira, não omitirei, não enganarei a ninguém.

Veja que o exemplo dado cobre todos os componentes do que significa propósito como ter um desígnio, objetivo e ter a intenção de realizar, logo o seu propósito não pode andar separado dos valores que você definiu como importante para você.

Faça o exercício, e você verá o quanto é importante ter claro a definição dos seus valores e alinhá-los com a sua vontade de realizar, de alcançar e de fazer algo para sua vida seja pessoal ou profissional. Se você trabalhar com eles de forma isolada, você se perde, e aí tudo fica sem sentido.

Até o próximo artigo.

Angelica Pizeli Elliott

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s