Parte III – Exercício de Atitude, Preparação e Vitória

Parte III – Resoluções e Objetivos -> Metas e Submetas 

De acordo com o dicionário a palavra resolução tem significado e aplicabilidade distintas, porém para esse exercício nos basearemos unicamente na definição: Aptidão natural para decidir e para manter uma decisão, (decisão tomada após muito pensar). Exemplo de uma resolução: julgar menos.

Já objetivo, significa: o fim que se deseja atingir, a meta que se pretende alcançar. Um objetivo é o que move o indivíduo para tomar alguma decisão ou correr atrás de suas aspirações. Exemplo de uma objetivo: perder peso.

Como estamos no início de um novo ano, para muitos de nós esse é o momento de estabelecer novas metas e projetos pessoais. E qualquer que seja a sua resolução de Ano Novo, ela só será concretizada se for baseada na seguinte equação (motivação + ação + inspiração) + motivação = missão cumprida.  

Todos nós sabemos que isso não é fácil de alcançar e muitos planos acabam ficando para trás depois que o ano se inicia, porém para evitar que isso aconteça quero propor o último exercício que faz parte da série dos 3 artigos/exercícios de Atitude, Preparação e Vitória.

Vamos lá!

Primeiro, no mesmo caderno ou arquivo de computador que você escreveu os seus objetivos, você irá anotar em uma folha todas as resoluções ou objetivos (metas) para 2020.

Segundo, após anotá-los, você irá prioriza-los, sendo 1 como o mais importante e as demais conforme ordem de importância para você. Lembre-se a necessidade de prioriza-los é para te ajudar a focar no que é mais importante no início do ano, e evitar com que você comece tudo ao mesmo tempo, pois se fizer isso sentirá-se sobrecarregado e desistirá.

Terceiro, com a lista de objetivos e resoluções pronta, você irá anotar na ordem em que as numerou como prioridade em cada folha do seu caderno ou na sua planilha. Exemplo: Perder peso foi definido como prioridade 1, então essa meta deverá estar na primeira folha do seu caderno ou na sua tabela. Feito isso você irá definir as submetas para cada objetivo. Ou resolução e definir um prazo para realizá-los.

Quarto, para cada folha que anotou o seu objetivo ou resolução, você irá anotar o valor que é correspondente. 

Vejamos o exemplo da meta perder peso para ficar mais claro:

Objetivos e Resoluções para 2020

  1. Meta: Perder Peso

1.1 Submetas:

  • procurar um médico e nutricionista
  • fazer dieta
  • reeducação alimentar
  • perder 10 kilos

Prazo: 12 meses

Veja, nesse exemplo a pessoa havia definido uma lista de 10 valores anteriormente no exercício parte I, e para a lista de valores dela os que estão relacionados com a meta perder peso são:

Valores associados: 

  • Disciplina
  • Atividade esportiva
  • Lazer

Seu propósito: Ter uma vida mais saudável

No exercício parte III, você cruza todas as informações geradas tanto nessa fase como nas duas partes anteriores. É essencial realizar dessa forma e na sequência, pois a medida que você trabalha nos exercícios, novos conceitos e análises floreiam em você, e tudo fica mais claro. Se você não faz esse alinhamento de valores + objetivos/resoluções, tudo fica muito solto e você tende a se perder.

Lembre-se quanto mais clareza você tiver dos seus valores, mais fácil será focar nos seus objetivos e resoluções. Naturalmente as submetas definidas incorporarão dentro de você e do que acredita, consequentemente mais motivado ficará para realizar o que planejou para esse novo ano.

E não se esqueça da equação:

(Valores + Propósito) x Objetivos = Realização.

Acredite nesse exercício, em você e na sua capacidade de se desenvolver e realizar!

Um bom ano.

Angelica Pizeli Elliott

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s